terça-feira, 19 de abril de 2011

Dia do Índio





Em 1940, no México, foi realizado o I Congresso Indigenista Interamericano, com a presença de diversos países da América e os índios, tema central do evento, também foram convidados. Como estavam habituados a perseguições e outros tipos de desrespeito, preferiram manter-se afastados e não aceitaram o convite, porém, dias depois pela importância do Congresso decidiram comparecer. Essa data, 19 de abril, por sua importância histórica, passou a ser o Dia do Índio, em todo o continente americano.
No Brasil, o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto nº 5.540, em 1943, determinando que o Brasil, a exemplo dos outros países da América, comemorasse o Dia do Índio em 19 de abril. Desde 2008 a lei 11 645 obriga o estudo da história e cultura indígenas em todas as escolas nacionais de Ensino Fundamental e Médio.
Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br
Nossos alunos pesquisaram, selecionaram e organizaram um pequeno dicionário com palavras Tupy-Guarani usadas em nosso dia-a-dia.

Um comentário:

  1. olha eu estava aí no dia do índio e eu até que foi bem legal então quando eu cheguei em casa eu cochilei e quando eu acordei eu fique muito feliz.A é óbvio que eu estava muito feliz nesse IA DO ÍNDIO.

    ResponderExcluir