Segundo o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), a economia verde pode ser definida como “Uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz, significativamente, riscos ambientais e escassez ecológica".
Esta data foi criada em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), para tratar de assuntos ambientais que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu líderes de 113 países, além de 250 organizações não governamentais e a pauta principal dos encontros abordou a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade. Nessa reunião, foram criados vários documentos importantes como a Agenda 21, a Carta da Terra e as Convenções do Clima e da Diversidade Biológica.
A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
Exatamente 20 anos depois da Eco92, de 13 a 22 de junho de 2012, o Brasil sediou a conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável, a “RIO+20”. O evento reuniu os líderes de todo o mundo para fazer um balanço do que foi feito nas últimas duas décadas e discutir novas maneiras de recuperar os estragos que já fizemos no planeta, sem deixar de progredir. Mas, pensar em alternativas para diminuir o impacto da humanidade na Terra não é responsabilidade, apenas, dos governantes: é nossa também. Afinal, todas as atitudes que tomamos no dia a dia afetam, de alguma maneira, o planeta e, por consequência, nossa vida.
Atividade: Leitura, comentário e produção de HQ com princípios da Carta da Terra.http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/fique-ligado/rio-20-conferecia-onu-desenvolvimento-sustentavel-635317.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário